Chegaste aos 6 anos no meio de uma pandemia nunca antes vista. Em Março as escolas fecharam, os pais ficaram a trabalhar em casa e tu viste-te obrigada a mudar todas as tuas rotinas, as aulas de ginástica e as de dança foram suspensas, a escola fechou, passaste a ter algumas aulas por videochamada, os trabalhos da escola eram feitos com a mãe a acompanhar. Adaptaste-te muito bem, e apesar de dizeres que estavas bem em casa eu acho que tinhas saudades da escola e dos teus amigos. A festa dos 6 anos não pode ser igual às anteriores, dividimos em 3 pequenas festas com muito pouca gente cada. Foi uma festa modesta mas não faltou o bolo feito por nós com o tema que tinhas pedido: os Super Monstrinhos.
A avó acha que tens mais tendência para a matemática do que para a língua portuguesa, preferes sempre exercícios que metam números e contas.
Ajudas nas tarefas da casa, nomeadamente pôr a mesa, fazer a cama, ajudar a arrumar a louça da máquina.
Resolveste o teu problema com a barra fixa e agora é o exercício que mais gostas de fazer. Custou-te muitas horas e muitas lágrimas, mas foste persistente e conseguiste.
Adoras os teus dragões e não queres brincar só para não os tirares do sítio. Com alguma insistência da nossa parte já começas a desarrumá-los um bocadinho para brincares. Não tem sido fácil explicar-te que se não desarrumares, não dá para brincar.
És muito responsável no geral e em particular em relação ao Coronavirus. És preocupada com os outros e andas sempre de máscara, às vezes mesmo quando não é preciso.
Estás mais confiante e não tens problemas em brincar com outros meninos que não conheces, estás muito mais sociável do que poderíamos prever.
Gostas de ir para dentro da tenda na sala brincar com as princesas e os castelos.
Gostas dos livros da colecção do Lobo.
Gostas de vestir calções. Antigamente só querias vestidos!
Gostas de ver Netflix, nomeadamente séries como Story Bots, Grizzy e os Lemmings, Academia Skylander, Vera, Super Monstrinhos. Quando vemos o telejornal à hora de jantar gostas de ver a publicidade que dá nos intervalos.
Tomas banho sozinha, se isso não incluir lavar o cabelo, nessa parte ainda precisas de ajuda que a tua farta cabeleira tem muito que se lhe diga no que ao lavar diz respeito.
Sabes ver as horas num relógio de ponteiros, mas ainda demoras algum tempo a perceber o valor dos minutos.
Quando chegamos a um sítio com mais pessoas do que para ti é normal, mesmo que sejam conhecidas, evitas falar para elas e respondes com sim/não se te fazem alguma pergunta, continuas a precisar de algum tempo para descongelar e te integrares.
Aprendeste a fazer a tua granola mas como o microondas está num sítio muito alto, fica difícil aquecer o leite.
Adoras jaquinzinhos e petinga frita. Começas a ser mais selectiva com a comida, já não comes todas as frutas com a mesma vontade.
Estás cada vez mais autónoma, fazes quase tudo sozinha e bem feito sem precisar de ajuda.
Os amigos de quem falas mais e com quem gostas de brincar: a Ana, que está sempre no topo das prioridades apesar de não a veres desde o Natal, gostas muito do Guga, do Lourenço e da Maria Escada com quem acabas por estar fora da escola. Às vezes entendes-te com a Mafalda, outras vezes nem por isso, não tens estado tanto com a Camila mas de vez em quando dizes que tens saudades de brincar com ela.
Cada dia que passa é um gosto ver-te crescer e tornares-te no ser humano tão especial e atencioso com tudo.